domingo, 12 de dezembro de 2010

COLETIVOS EDUCADORES PARA O TERRITÓRIO PORTAL DA AMAZÔNIA

SAF (sistema agroflorestal) e o ensino da matemática, um recurso matemático e uma alternativa na renda familiar dos alunos da Escola Municipal Rural Santa Rita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Trabalhar os conteúdos matemáticos através de exemplos práticos em canteiros e hortas no modelo de SAF;
Trabalhar a preservação do Meio Ambiente através do Ensino da matemática;
 Ensinar a pratica do Sistema de Agra floresta, visando à produção de hortaliças e produtos vendidos nas feiras;
RESULTADOS
Acredito que houve uma mudança na forma mítica das pessoas verem a matemática, e através dessa mudança na maneira de ensinar e de produzir diferentes tipos de produtos no campo visando conservação, preservação do meio ambiente, influenciando significativamente na renda familiar dos envolvidos trazendo alternativas de produção para agricultura familiar do Município de Marcelândia.

 
 

ESCOLA DO CAMPO DE MARCELÂNDIA FAZ MEDALHISTA DE BRONZE NA OBMEP

A aluna do 7º ano, Katiane Alves Rossi, da Escola Municipal Rural Santa Rita que trabalha na proposta de Educação do Campo, receberá em janeiro de 2011 melhada de bronze pelo seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Matetica das Escolas Publicas, além de medalha receberá tambem uma bolsa de iniciação científica oferecida pela UFMT, em Cuiabá.
A mesma juntamente com um responsável irá uma vez ao mês a UFMT, para realizar estudos de iniciação Científica.

APÓS UM SEMESTRE DE APRENDIZAGEM É HORA DE COLHER OS FRUTOS PLANTADOS

Alunos colhendo as sementes de girassol, abóbora, e preparando a horta para que as espécies de crescimento mais lento possa sobreviver, o que na floresta chamamos de seleção natural.
Estes alunis aprenderam muitos sobre produção e cultivo no modelo agrofloresta, conseguindo assim repassar a seu pais e familiares como se produzir uma diversidade de produtos e ao mesmo tempo recuperar uma área degrada sem apoio e nem uso de insumos e agriotoxicos, aprenderam tambem a produzir inseticidas naturais e com eficácia comprovada pelos mesmos.




As abóboras chegaram a 89kg em 36m² na primeira safra, alem de rabanete, milho verde, rúcula, sementes de girassol entre outros.