sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SEMINARIO DE ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE ESCOLA CURUMIM

Após um semestre trabalho com o tema Qualidade de vida no Campo e subtema Bacia leiteira como fonte de renda, os alunos demostram para a comunidade escolar o que realmente aprenderam.

AGORA É TRABALHAR E AGUARDAR OS FRUTOS DA HORTA AGLOFLORESTA

Após muito trabalho e espectativas tudo está muito lindo. Tudo que se planta colhe esperamos que assim possa ser na horta agrofloresta da Escola Santa Rita acompanhe as fotos.

JABUTI GANHA AJUDA PARA CHEGAR A UMA RESERVA FLORESTAL

Os alunos e professores da Escola Curumim ajudam um jabuti a chegar a reserva florestal do Bom Jaguar, o mesmo encontrava-se em meio a uma pastagem distante da área de Floresta quando foi encontrado, então professores entraram em consenso de ajudar o animal, aproveitando a oportunidade para apresentar o mesmo aos alunos uma vez que é muito raro encontrar um animal desses hoje em dia, devido as queimadas que ocorre todo ano.
Os alunos após conhecerem o jabuti o conduzira para a reserva.

Conheça um pouco sobre jabuti.
Ele é um bicho pré-histórico, quieto, porém muito dócil que se adapta à vida moderna. Rústicos e resistentes, os jabutis somam mais de 40 espécies em todo o mundo. Sua vida é levada com vagar. Adora ser afagado e todas as suas tarefas são demoradas. Cortar um grande pedaço de comida, cavar um bom buraco para enfiar a cabeça pode levar um bom tempo. 

Quando sente a aproximação de um predador ou pressente algum perigo, põe as patas, cabeça e cauda dentro do casco, permanecendo inerte como se estivesse morto. Provavelmente, é o mais lento animal entre os vertebrados.

No Brasil duas espécies são originárias das florestas úmidas. Uma delas é a Geochelone carbonaria, conhecida como Jabutipiranga e a outra é a Geochelone denticulata também chamada de Jabutitinga.